"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



sábado, 14 de junho de 2008

Copaíba: a farmácia natural



Thaiza Murray

Dizem por aí que o óleo de copaíba cura reumatismo, artrose, dor na coluna, bronquite, dor na garganta, vermes, dermatose, caspa, frieiras, úlcera, feridas, sífilis, doenças venéreas, herpes... essas e mais outras doenças. Contudo, não há mito na maioria das coisas que o povo diz sobre o poder curativo do bálsamo da copaíba.

A árvore é comumente encontrada na Amazônia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Ela também é nativa da América Latina e África Ocidental. Sua copa é globosa e densa e pode atingir de 10 a 15 metros de altura. O óleo é extraído de furos no tronco da árvore até chegar ao cerne, ou seja, o mais profundo do tronco. Possui uma cor amarelada e um sabor amargo. Seu uso normalmente é para fins medicinais como antibiótico, antiinflamatório e, até, anticancerígeno (ainda em estudo).

No Peru, o óleo é utilizado no tratamento de sífilis, catarros e dificuldades em urinar. Aqui no Brasil, o óleo é usado para muitos tratamentos, como: caspa, problemas de pele, herpes labial, espinhas, úlcera estomacal, bronquite, dor de garganta, vermes, psoríase (erupção na pele). É também usado como anticoncepcional. O óleo de copaíba possui propriedades diuréticas, expectorante, laxante, anti-séptico do aparelho urinário, desinfetante, estimulante e cicatrizante. E impede o crescimento do Trypanosoma cruzi e protozoários. A química Vera Casmon afirma que a copaíba é eficaz em quase todos os tratamentos de inflamações e infecções, “O óleo de copaíba é uma verdadeira farmácia natural”, diz.

Além do uso medicinal, ele pode ser utilizado como combustível substituindo o óleo diesel nas lamparinas. Na indústria, pode ser usado na fabricação de vernizes, perfumes e para revelar fotos. A madeira da árvore de copaíba é útil na construção civil, na fabricação de vigas, caibros, ripas, batentes de portas e janelas, miolos de portas, tábuas para assoalho e, até, para fazer vassouras.

O mineiro Ailton Lopes, 62, havia anos que sofria de dores na coluna; não podendo trabalhar, ficou desempregado. Um dia foi visitar uma sobrinha em Águas Lindas-GO e ouviu um carro de som passando na rua anunciando “um tal óleo”, que parecia ser a solução de suas dores. Comprou o óleo de copaíba e percebeu que após seis meses de uso, suas dores haviam diminuído. Satisfeito com os efeitos curativos do produto, teve a idéia de vendê-lo para que outras pessoas pudessem experimentar do mesmo remédio natural. Acabou que Ailton resolveu as dores na coluna e o problema com o desemprego. “Passei a vender o óleo e a pomada de copaíba, pois observei que funciona mesmo. Eu usei para dor que eu tinha e curou”, afirma. Ailton comercializa os produtos da copaíba na feira livre, das quintas, na QND, em Taguatinga.

O nome copaíba é originário do tupi-guarani “cupa-yba”, que significa árvore de depósito, também conhecida como copaibeira, do guarani, e pau d’óleo. Os índios utilizavam no umbigo dos recém-nascidos como cicatrizante e para curar feridas. Mais tarde, os colonos passaram a usar o óleo de copaíba como anti-séptico e no tratamento de bronquite. Hoje, cientistas estudam a aplicação do óleo como antiinflamatório e anticancerígeno.

Há um projeto de autoria de uma equipe multidisciplinar que envolve pesquisadores de três instituições: Dra. Maria das Graças Muller, do Laboratório de Farmacologia Aplicada, da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz – Farmanguinhos), no Rio de Janeiro; a Dra. Mônica Freiman de Souza, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Dr. Osvaldo de Freitas, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP-USP). O trabalho com óleo de copaíba na Fiocruz é desenvolvido desde 2001.

Segundo a pesquisadora titular em saúde, a Dra. Wanise Barroso, que faz parte do Núcleo de Inovação Tecnológica da Farmanguinhos – Fiocruz, no Rio de Janeiro, a pesquisa desenvolve uma formulação farmacêutica. Os estudos trouxeram a comprovação da atividade antiinflamatória do óleo de copaíba e o desenvolvimento de uma formulação sólida contendo a fração volátil. “Esse tipo de atividade já havia sido descrita na literatura e conhecida na medicina popular, o que ainda não estava registrado era toda a identificação química do óleo de copaíba e sua viabilização como insumo farmacêutico, por isso a importância da proteção patentária”, explica o professor doutor Osvaldo Freitas.

Todo sistema de extração do óleo de copaíba está regulamentado, o que possibilita sua pesquisa e seu uso como produto final. Na medicina popular são descritas inúmeras atividades, contudo, essa equipe estudou e comprovou, por enquanto, a ação antiinflamatória do óleo de copaíba. Existem estudos, ainda não evidenciados, sobre o poder do óleo contra o câncer, como também sobre a fabricação de um creme vaginal destinado a combater os vírus do HPV (Papiloma Vírus), um dos causadores do câncer no colo do útero, problema que atinge cerca de 30% das mulheres no Brasil. Cientistas ainda estudam a reação do vírus em contato com a copaíba, porém acreditam que o óleo poderá ajudar a aumentar o sistema imunológico.

Muitas são as doenças para as quais os pesquisadores buscam tratamentos e recuperações; muitas são as variedades de plantas que curam no Brasil e muitas são as esperanças das pessoas nesses estudos. Espera-se que o óleo de copaíba, assim como outras plantas, venha trazer benefícios e expectativas que se tornem realidade para todos os brasileiros.

99 comentários:

Unknown disse...

o óleo de copaiba é realmente uma maravilha, começei a me interessar por ele quando fiquei sabendo que a copaiba avia curado minha prima da tuberculose a aproximadamente 13 anos todos sabemos que a tuberculose nessa época matava facilmente, ai comprei e uso diariamente passo no rosto antes de dormi por causa de minhas acnes(funciona100%) e tomo uma colher todo o dia!!! é realmente milagroso!!!

Tel disse...

É maravilhoso. Tratei um edema linfático em que a pessoa já tomava a dose máxima de diurético permitida e continuava monstruosamente inchada. Na realidade, estava enxarcada de água. Ao mínimo movimento entrava em desconforto respiratório. Foi, assim, meio mágico. Ofereci o óleo, três vezes ao dia. Hoje faz uma semana e o inchaço se foi!

Anônimo disse...

Realmente este óleo é maravilhoso pois sofria de infecção urinária e hoje estou curada. Tomava muitos remédios para combater a doença e nada resolvia ao contrário piorava, foi quando minha mãe disse que óleo de copaíba era bom para urinar facilmente, no mmomento em que ela me falou estava em crise urinária e tomei o óleo foi questão de minutos para me sentir melhor e voltar a urinar normalmente, este óleo não só cura muitas doenças mas é um milagroso remédio para gripe pois abre as vias respiratórias facilitanto a respiração e ronquidão no peito, peso na cabeça etc. Mas me falaram que devemos tomar apenas algumas gotas pois ele faz urinar muito mas muito mesmo e pode (afrouxar) o canal urinário mas cabe aos médicos dizer se isto é verdade. Quem puder medique-se com este óleo pois ele tem poderes estraordinários pode confiar.

Anônimo disse...

Na verdade, quero fazer uma pergunta! O óleo de copaiba cura liquen plano (é uma alergia que da em toda pele, no corpo)? Obrigado, aguardo resposta!

Thaiza Murray disse...

Resposta para o Anônimo:
Caso tenha alguma dúvida deixe seu e-mail para resposta ou um recado no mural de recados.

Bem, segundo o estudo que fiz, o óleo de copaíba é bom para curar inflamações, infecções, principalmente, problemas na pele. Contudo, o liquen plano é uma doença cutânea, embora superficial, muito séria, você deveria procurar um dermatologista o quanto antes para evitar problemas maiores.

Obrigada por acessar o site novOOlhar, esteja sempre conectado.
Um Abraço.

Thaiza Murray
jornalista
DRT - 7835 - DF
Consultoria Jornalística e Produções Audiovisuais novOOlhar
(61) 3351-2649 / (61) 8177-6174
thaizacm@yahoo.com.br / jornalismonovoolhar@gmail.com
www.jornalismo-novoolhar.blogspot.com
MSN: cmthaiza@hotmail.com

José Ivan disse...

Boa Noite Thaiza,


Muito obrigado pelo contato, realmente os medicos que procurei disse exatamente o que você falou, terminei de tomar o ultimo antibiotico que vinha tomando (CIPRO 500 MG), novamente sem sucesso. Dai passou dois dias e começei tomar o Oleo, uma colher de sopa tres vezes ao dia, Puro, conforme informação do velhinho da banca que comprei, e prá surpresa geral da nação CUROU.

Um grande abraço, e obrigado pelo apoio.

José Ivan

Thaiza disse...

Olá José Ivan,

Fico feliz por você! Semana passa tive um problema sério com uma unha encravada, que infeccionou, então comecei a passar o óleo de copaíba e em uma semana já estava boa. Realmente é eficaz!

abraços.

Rafael disse...

Olá Thaiza, Tudo Bem?

Infelizmente tive o Diagnóstico dessa infeliz doença e estou ainda com dúvidas se é realmente uma doença crônica. As lesões nas pernas e braços já perderam os relevos e fissuras, já não cossa mais devido ao uso do "DIPROZALIC POMADA" e posteriormente o "DRENISON CREME" e após algum tempo o uso do "DRENISON OCLUSIVO" por recomendação médica, agora só ficaram as manchas que a dermatologia ira solucionar e clarear sei que a princípio a mancha não sai totalmente.
O pior problema é no lábio inferior que obtive o diagnóstico através de uma biópsia que o medico-dermatologista me esclareceu que é muito raro, mas está realmente muito plano pela extensão labial já tratei com o "DIPROSONE CREME", "DIPROSALIC POMADA" onde a conduta médica do dermatologista suspendeu outro médico da equipe de medicina dermatológica da clinica onde estou realizando o tratamento me indicou, para cicatrizar as fissuras, que por sinal pioram com o frio, em forma de pomada "TRIANCINOLONA ACETONIDA" (Oncilon em Ora base) que me ajuda a proteger o lábio inferior com uma camada "arenosa" com "poder cicatrizante".
O que eu quero saber é se existe um remédio natural para cicatrizar de vez as fissuras, sangramento e manchas causados pelo LÍQUEN PLANO ORAL e a exposição o poluição do ar, o que comer como escovar e fazer a limpeza diária da boca ou não.

Certo de sua atenção disponibilizo o meu Celular: 9369-3424 e e-mail da empresa onde trabalho: rafaell@cetesbnet.sp.gov.br. E rafaelfirmi@hotmail.com .

Cordialmente,

Rafael de Lima

Anônimo disse...

Ouvi falar que o excesso do uso da copaíba atinge a visão causando a cegueira. Procede este comentário?

Anônimo disse...

Gostaria de saber se é recomendado para dor na coluna, tomar gotas, quatas?...ou colheres, enfim qual quantidade a ser ingerida é mais recomendada?

Unknown disse...

Para os anônimos:

Quanto a quantidade via oral recomenda-se 3 gotas diárias pela manhã. Cuidado com o uso contínuo, pois estimula o apetite com ação direta sobre o estômago. Deve ser ingerido com cautela em pacientes com problemas gástricos e não deve ser utilizado durante a gestação e a amamentação. No uso externo, auxilia na cicatrização, agindo como um anti-séptico.
Em casos de vômitos, náuseas e diarréias, recomenda-se descontinuar o uso e procurar o auxílio médico.

Quanto ao uso excessivo do óleo de copaíba, vale lembrar que tudo ingerido em excesso faz mal, mas até onde eu sei, essa informação sobre causar cegueira não procede.

Thaiza Murray

Tadeu disse...

Thaiza,

Boa tarde
Ouvi falar muito sobre a COPAÍBA, mas me parece que você conhece bem O ASSUNTO, se possível mande-me alguma literatura sobre o assunto, com usar o óleo via oral, como apliar na pele, poius minha filha (adolescente) tem espinhas e acnes.

obrigado
UM ABRAÇO

desde já obrigado

Unknown disse...

Olá Tadeu,

Conheço pouco sobre o óleo de Copaíba, mais pela conversa com
especialistas e uso próprio. Para espinhas o procedimento é simples,
aplicar com um cotonete diretamente sobre a espinha. Pode-se comprar a
pomada de copaíba para esses casos, pois pode escorrer ao passar no
rosto.

Quanto a utilização via oral, nunca tomei, sei que não é
aconselhado para grávidas e quem está amamentando, nem o uso por
crianças pequenas. Mas pode ser
tomado 3 gotas diárias. Deve ser ingerido com cautela em pacientes com problemas gástricos.
Em casos de vômitos, náuseas e diarréias, recomenda-se descontinuar o uso e procurar o auxílio médico.

Abraços. Obrigada por acessar o site: www.jornalismo-novoolhar.blogspot.com

Thaiza Murray.



"É o antibiótico natural mais poderoso do mundo. Atua em nove
sistemas do organismo humano: sistema circulatório, prevenindo contra
varizes, derrames, ataques cardíacos; limpa o sangue desobstruindo
veias e artérias limpas e harmoniza o sistema intestinal, curando
feridas, gastrites e ajuda na digestão após a refeição; limpa o
sistema urinário, limpa o sistema respiratório. É excelente para
fumantes e para quem tem bronquite, asma, e pigarros. É ótimo para o
sistema glandular; limpa trompas; útero; Tônico sexual, porque
fortalece a próstata do homem e o sistema glandular da mulher, além de
agir no sistema estrutural, fortalecendo os ossos e o sistema
imunológico, evitando qualquer tipo de doença." -

http://carapicuiba.olx.com.br/o-oleo-de-copaiba-uma-grande-descoberta-iid-17396401

Unknown disse...

Olá Rafael,

Um excelente remédio natural é o óleo de copaíba. No uso externo, auxilia na cicatrização, agindo como um anti-séptico. Por experiência própria, realmente ele funciona, pois é ótimo para inflamações e infecções. Você pode tomar 3 gotas diárias pela manhã e passa no local lesado. Lembrando que, caso você recomende este produto, embora, natural, não deve ser usado por gestante e lactante.

Em casos de vômitos, náuseas e diarréias, recomenda-se descontinuar o uso e procurar o auxílio médico.

Espero que realmente o óleo de copaíba resolva seu problema.

Retorne o e-mail caso tenha êxito.

Abraço,
Thaiza Murray.

Acesse: jornalismo-novoolhar.blogspot.com

Izabel Bento disse...

Ola Taiza
Parabéns pela matéria! Eu conheci para curar bronquite e a um mês faço uso de 3 gotinhas diárias da copaíba para Linfedema tem me ajudado bastante. como cicatrizante é excelente.... E havendo picada de bicho (mosquito, abelha, marimbondo) é importante não coçar, passar uma gotinha massagear um pouco e deixar... nem a marca fica. Tenho notado que minhas funçoes digestivas estão bem melhores...
você fez um excelente trabalho divulgando esse remédio milagroso!!!
Obrigada!
Izabel Bento -DF

Unknown disse...

Olá Izabel,

É sempre importante divulgar informações interessantes, ainda mais sobre a copaíba, que ajuda muitas pessoas no tratamento de muitas doenças.

Abraço.

Anônimo disse...

Olha só: Tenho uma feridinha no nariz(parte externa) ela vai e volta. Lendo sobre sobre cbc(cancer base celular)e não tendo plano saúde lhe pergunto; se a pomada de copaíba seria uma possível solução.
Também concordo que deveria procurar um especialista,mas nas condições atuais está difícil prá mim.
Desde já agradeço.

Thaiza Murray disse...

Olá Anônimo,

Bem, não tendo Plano de Saúde, você pode procurar o serviço público. Dependendo do Estado que você se encontra, o sistema público de saúde é muito bom. Procure um posto de saúde, quem sabe não te encaminham... Quanto ao uso da pomada de copaíba para sua feridinha no nariz, penso que pode ser bom, se for um problema de pele, mas se for algo mais sério como um câncer, você deve procurar um especialista sim.
Estimo melhoras!!!

Anônimo disse...

Gostaria de tirar uma duvida sobre o oleo de copaiba... Muitas pessoas tem falado para ter eu cuidado na administração oral deste oleo...Falam que so se pode tomar 3 gotas por dia antes ou apos o café da manhã durante 3 dias apenas... Outros ja falam em 1 gota por dia durante 9 dias apenas...outro 5 gotas durante 7 dias...Enfim, muitas receitas acabaram me pondo medo.. Afinal, como preventivo, qual a dose diaria?...Qual a frequencia? É prudente um espaçamento?... Não achei aqui na internet nada sobre isto... Alias, o unico local que achei foi neste link >>> http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060822084430AAJ30U0 <<< Ou seja: COMO PREVENTIVO COMO DEVE SER ADMINISTRADO VIA ORAL. Obrigado. Everaldo José Giacomin-Vitoria/ES

Thaiza Murray disse...

Olá Everaldo José (Vitória-ES)

Quanto a quantidade via oral recomenda-se 3 gotas diárias pela manhã. Cuidado com o uso contínuo, pois estimula o apetite com ação direta sobre o estômago. Deve ser ingerido com cautela em pacientes com problemas gástricos e não deve ser utilizado durante a gestação e a amamentação. No uso externo, auxilia na cicatrização, agindo como um anti-séptico.
Em casos de vômitos, náuseas e diarréias, recomenda-se descontinuar o uso e procurar o auxílio médico.

Quanto ao uso excessivo do óleo de copaíba, vale lembrar que tudo ingerido em excesso faz mal.

Thaiza Murray

bernadete disse...

Thaiza, bom dia
gostaria de saber se o óleo de copaíba cura inflamação muscular fazendo o uso externo ou ingerido? e quanto ao sabor, tem gosto de madeira com um leve amargo no final?

Thaiza Murray disse...

Olá Bernadete!

O uso externo do óleo de copaíba é excelente e auxilia no tratamento de inflamações musculares. Mas se o problema persistir, não deixe de procurar um médico.

abraços. Obrigada pela visita, seja sempre bem-vinda!

Thaiza Murray disse...

Segue o site sobre benefícios da Copaíba e Andiroba
http://www.apuafloramazonica.com.br/index.php?id=92

BERNADETE disse...

OLÁ THAIZA,
OBRIGADA POR SER BENVINDA.
QUANTO AO MÉDICO EU JÁ PROCUREI, TOMEI INJEÇÕES ETC.
RESOLVI OPTAR PELO TRATAMENTO COM O OLEO, DEPOIS DE LER VARIOS COMENTÁRIOS POSITIVOS DA SUA COMUNIDADE E SEUS. ACREDITO QUE VAI MELHORAR.
UM ABRAÇO

BERNADETE

Monaliza disse...

Boa tarde Thaiza
visitei o site novo olhar pois tive interesse sobre o assunto Copaíba a farmácia natural,no entanto ainda tenho dúvidas sobre ele. Existe outra fonte confiável q devo procurar?
Tenho artrite reumatóide e gostaria q você me ajudasse a descobrir se o óleo da vida pode me ajudar a melhorar.
bjos e uma boa semana.

Thaiza Murray disse...

Olá Monaliza, embora o óleo de copaíba seja muito bom para dores musculares, é óleo de linhaça que é usado para tratamento de artrite reumatóide.

Óleo de linhaça
Usado na prevenção de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto; para reduzir os níveis sangüíneos de colesterol e triglicérides. Ajuda a manter a pele saudável e fortalece o sistema imune. No tratamento de depressão,asma e osteoporose. Como auxiliar no tratamento da artrite reumatóide. Útil na dieta de vegetarianos.
http://www.boticaourodamata.com.br/guia_de_fitoterapicos.asp

abraços.

Anônimo disse...

É INDICANDO CONTRA A OBESIDADE?????

Anônimo disse...

Thaiza,
Gostaria muito de saber se Oléo de Copaiba pode curar Herpes simples II(genital), e se não cura, saberia me dizer se existe um outro produto capas de curar?
Já fui em vários médicos e eles me disseram não ter cura. Mas não aceito essa resposta e continuo a procura de uma solução.

Obrigada pela atenção

Thaiza Murray disse...

Olá Anônino sobre a Herpes Simplex II, realmente a herpes não tem cura.

"A herpes genital não tem cura, o vírus permanecerá no organismo e através da injestão de acyclovir ou famciclovir, que será prescrito por seu médico, os sintomas serão amenizados. Coso esteja grávida, informe ao médico responsável pelo tratamento para que possa decidir a medicação.

A herpes ativa durante a gravidez, poderá ser transmitida ao bebê durante o parto portanto, é prudente informar ao médico para que providências sejam tomadas para evitar o contágio."
(http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3243&ReturnCatID=1746)

Sei que o óleo de copaíba é indicado no tratamento de HPV, inclusive existe uma pesquisa desenvolvida pelo Inst. Osvaldo Cruz, RJ. Contudo, referente a herpes só conheço o crotão.
"Crotão: produz dois medicamentos: Provir (contra a diarréia) e Virend (herpes genital, que aflige 30 milhões de americanos). Em teste para o tratamento de aids."
(http://chicoterra.com/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=4602&Itemid=86)

Você deveria procurar tratamento juntamente com seu médico ginecologista.

Obrigada por visita o blog novOOlhar! Seja sempre bem-vinda(o)! Espero ter respondido a sua dúvida.

Unknown disse...

Gostaria de saber se poderia ingerir o óleo de copaíba. É que no frasco que comprei pela tele entrega diz "Uso Externo".
Será que causaria algum problema?
Grato

Thaiza Murray disse...

Olá Alex,

Respondendo a sua pergunta quanto ao uso oral:

A quantidade via oral recomendada é de 3 gotas diárias pela manhã. Cuidado com o uso contínuo, pois estimula o apetite com ação direta sobre o estômago. Deve ser ingerido com cautela em pacientes com problemas gástricos e não deve ser utilizado durante a gestação e a amamentação. No uso externo, auxilia na cicatrização, agindo como um anti-séptico.

Em casos de vômitos, náuseas e diarréias, recomenda-se descontinuar o uso e procurar o auxílio médico.

Quanto ao uso excessivo do óleo de copaíba, vale lembrar que tudo ingerido em excesso faz mal.

Thaiza Murray

http://carapicuiba.olx.com.br/o-oleo-de-copaiba-uma-grande-descoberta-iid-17396401

Obrigada por visitar o site:
www.jornalismo-novoolhar.blogspot.com

Visita também a revista virtual experimental novOOlhar
www.revistanovoolhar.no.comunidades.net

Jcmoscon disse...

Copaiba é ótimo para dor no ouvido. Em um pedaço de algodão, coloque algumas gotas do óleo umidecendo-o. Coloque o algodão no ouvido.
Curou-me em dois dias!

stonealone disse...

boa tarde! gostaria de saber se
o óleo é bom para curar fissura anal?

Anônimo disse...

olá Thaíza,

Gostaria de saber se tem alguma sugestão para problemas de enxaqueca. Sabe dizer se a copaíba é indicado neste tipo de tratamento? Ou se tem outro tipo de tratamento fitoterápico para esse mal.
Agradeço. Um beijão
Ah, Parabéns pela iniciativa...isso ajuda muitas pessoas. Deus abençoe sua vida !

Thaiza Murray disse...

Respondendo a pergunta sobre enxaqueca. O óleo de copaíba é bom para enxaqueca. Existe também, o óleo de menta, que também uso e recomendo. É ótimo para dores de cabeça, sinusine, dores abdominais.

OBS: Mesmo utilizando o óleo de copaíba, recomendo você procurar um médico para investigar essas dores agudas de cabeça.

Abraço.

ÓLEO de Copaíba, conhecido como o bálsamo da AMAZÔNIA é
produto 100% natural. É utilizado a mais de 4 mil anos pelos incas, maias e egípcios para a prevenção, manutenção e cura. É o antibiótico natural mais poderoso do mundo; atuam no sistema circulatório, prevenindo contra varizes, derrames, ataques cardíacos; limpa o sangue desobstruindo veias e artérias limpas e harmoniza o sistema intestinal, curando feridas, gastrites e ajuda na digestão após a refeição; limpa o sistema urinário, limpa o sistema respiratório; é excelente para fumantes e para quem tem bronquite, asma, e pigarros; é ótimo para o sistema glandular; limpa trompas; útero; tônico sexual, porque fortalece a próstata do homem e o sistema glandular da mulher, além de agir no sistema estrutural, fortalecendo os ossos e o sistema imunológico, evitando qualquer tipo de doença.
01-acne ou espinha /
02-afta ou estomatite
03-azia ou má digestão /
04-alergias respiratórias
05- asma / 06-alergia de pele /
07-alcoolismo
08-bronquite /
09-bursite /
10-calvície
11-cistite(inflamações na boca) / 12-caspa
13-câimbra /
14-cálculos biliares
15-cálculos renais /
16-celulite /
17-cirrose
18-cisto do ovário /
19-colesterol
20-cólicas intestinais /
21-cólicas menstruais
22-corrimentos vaginais /
23-depressão
24-demência(loucura) /
25-diabetes
26-diarréias /
27-dor de cabeça
28-dor de ouvido /
29-envelhecimento precoce
30-enxaqueca /
31-epilepsia
32-esgotamento nervoso /
33-estresse
34-febre /
35-febre reumática
36-furúnculos /
37-gastrite /
38-gripe
39-hemorragias menstruais
40-hemorragias uterinas
41-hemorróidas /
42-hepatite
43-hipertensão arterial /
44-impotência sexual
45-infarto cardíaco /
46-intestino preso
47-leucemia /
48-mau hálito /
49-menopausa
50-micose da pele /
51-micose da unha /
52-miomas
53-miopia /
54-neurose /
55-obesidade
56-osteoporose /
57-pedras nos rins
58-pedras na vesícula /
59-pressão alta
60-pressão baixa /
61-próstata /
62-queda de cabelo
63-reumatismo /
64-sinusite e renite
65-solitária /
66-tabagismo /
67-tumores de mama
68-tumores de ovário /
69-tumores de útero
70-tumores dos seios /
71-tumores de próstata
72-ulceras digestiva /
73-úlceras varicosas
74-varizes /
75-vermes intestinais /
76-verrugas
77-vitiligo
modo de usar
uso interno via oral.
(água, suco, ou chá)

1 a 3 gotas ao dia, logo após as refeições.
pode ser pingado direto na boca.
calvície: massagear o local
(uso externo 2 a 6 gotas.

Thaiza Murray disse...

Olá stonealone,

Quanto ao seu problema de fissura anal, recomendo calêndula (tintura mãe ou pomada para aplicações locais), banhos frios de assento. Cataplasma de argila colocadas sobre um gaze e aplicadas no local. Pomada de erva macaé.

http://www.plantamed.com.br/glossario/index_f-g.htm

Acredito que o óleo de copaíba também ajudará, pois ele é um excelente anti-inflamatório, caso o local esteja inflamado.

Abraço.

OBS: Mesmo conhecendo os benefícios e eficácia do óleo de copaíba, sempre gosto de orientar meus leitores a procurar um profissional da saúde para verificar o problema.

Thaiza Murray disse...

Como você ficou sabendo deste site? Envie suas dúvidas!!!

Seja bem-vindo (a)!!!

Abraço...

Unknown disse...

Ola...Thaiza...como vai? sou do estado de São Paulo e me casei com uma Paraense, criada na margem do rio trombetas e irmã de mais 7 irmãos, filha de Pai ìndio e mãe Cearense, desde criança sempe usou o óleo de Copaíba e também de Andiroba, olha..tenho ouvido muito sobre a quantidade de gotas a serem tomadas diariamente....realmente devemos estipular um máximo diário, pois tem pesoas que tomam colheres de sopas cheias deste "medicamento"..cuidado....ele realmente é muito forte.....eu tomo naturalmente 10 gotas diariamente por um período que vai de Abrial até Junho, depois paro....pois nesta época, começa o frio por aqui.....mas pela experiência da família de minha esposa, acho que não se deve passar de 6 gotas diárias...podendo ser intercalada, 3 de manhã e 3 à tardezinha...sempre depois de uma refeição..nunca tomar o óleo com o estômago vazio.....um detalhe....minha esposa tem 38 anos: ela não sabe o que é gripe, dor de ouvido, de garganta, infecção urinária e dor no estômago ou similar, como gastrite....boa sorte com este blog....abraços...espero ter ajudado em alguma coisa. Geraldo

Thaiza Murray disse...

Olá Geraldo,

Tudo bem. Obrigada por sua participação, contribuiu bastante. Abraços. Seja sempre bem-vindo!!!

Thaiza.

Cristina Mota disse...

Olá, Tenho lupus discóide gostaria de saber se o óleo de copaiba serve pra ser usado nesta doênça! e como oral ou nas lesôes da pele.

Anônimo disse...

Olha só,talvez se lembre a pouco tempo atrás,postei pedindo informações sobre o creme de copaíba contra o cancer baso celular,dizendo que fazia parte dos sofredores SUS e por isso estou a própria sorte.
Por livre arbitrio pedi a um amigo farmaceutico que fizesse para mim o creme a base 5%.Conclusão após 2 semanas cicatrizou a ferida no nariz (lado externo,inferior esquerdo deixando é claro uma cicatriz.
No momento continuo usando esporadicamente o creme de copaíba a 7% com receio dessa coisa voltar.
Digo é claro não tendo certeza se era um baso celular,mas pelas fotos que ví por aí a fora sem dúvida era.
Conclusão por que não tem noticias sobre isso.

Katia disse...

Olá!
Sofro muito com candidiase vaginal, vc sabe me informar se o óleo de copaiba é bom para essse tipo de problema? E se alguém sabe de alguma coisa que cura a candidiase por favor me informar, ja não sei mais o que tomar.Abraços

Thaiza Murray disse...

Olá Kátia,

Bom, primeiro de tudo, você deveria procurar um ginecologista.

Mas,respondendo a sua dúvida, o óleo de copaíba é bem eficiente contra fungos, já que a candidiase trata-se de um fungo. Talvez se você aplicar uma ou duas vezes ao dia o óleo diretamente na candidiase, pode ser que resolva seu problema.

Depois nos conte se obteve melhora.
Importante: SE CUIDE E USE CAMISINHA!

Fonte:
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3904&ReturnCatID=1765

http://www.ednatureza.com.br/tranaturais.htm

riti santiago disse...

ola!tenho usado o oleo de copaiba a algum tempo,na esperança de melhorar mi ha sinosite....essa questao da dosagem nunca e unanime!uns dizem pra usar 3 gotas 2 x ao dia,outros dizem 10,outros dizem pra usar uma colher...eu quero alem doa beneficios gerais da planta para o organismo,combater uma sinosite que tenho!!quanto tempo posso usar copaiba?durante algunm tempo e depois para?posso pigar direto no natiz para o tratamento da sinosite?espero resposta!obrigado!

Thaiza Murray disse...

Olá Santiago,

Você pode usar o óleo de copaíba direto nas narinas. Utilize um cotonete para facilitar ou conta gota. Pingue até sentir um gosto na garganta. É dolorido, mas passa a dor. Ele não só ameniza a dor, como pode curar a sinusite.

http://blogs.abril.com.br/celionaturezaesustentabilidade

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090410055547AAzrXUN

Anônimo disse...

Olá Thaisa! Estou preocupada, pois descobrí que estou com Hpv. Estou com uma ferida no colo do útero q não cicatriza, já fiz até cauterização mas não resolveu. Procurando na net outras formas de tratamento, ouví dizer que o óleo de copaíba pode ser um excelente aliado nessa minha luta contra essa doença. Por favor o q vc tem a me dizer sobre isso? Como devo usá-lo? Onde encontrá-lo? Espero sua resposta... Se possível me passe por e-mail: polyannasantos2008@hotmail.com

riti santiago disse...

thaiza muito obrigado!sua informaçao foi de grande ajuda!!!valeu

Thaiza Murray disse...

Olá Anônimo! Seja Bem-Vindo ao novOOlhar!!!

Quanto a sua dúvida: copaíba ajuda muito no tratamento contra a hemorróida.

Existe o SUPOSITÓRIOS DE COPAÍBA
Uso: Aplicação local por 5 dias durante as crises.

ou as CÁPSULAS DE COPAÍBA
Uso: Tomar 2 cápsulas ao dia nas refeições, quando o local estiver inflamado e dolorido.

Claro que nada disso exclui a ida ao médico. Procure um especialista e sê cuide!!! abraços.

Unknown disse...

Thaiza,
minha prima deixou em casa um oleo de copaiba, nele está escrito corporal, eu posso tomar esse ou tem algum outro especifico?
Abraço
Daniela

Elizandra B. Muller disse...

Olá Thaiza! Adorei seu blog.
A +/- 7 anos venho sofrendo de uma tosse continua e extremamente seca. Já consultei vários especialistas e fiz diversos exames, mas ninguém descobre nada. Semana passada fui numa iridóloga e ela me disse que meu caso era muita mucosa presa e me indicou o óleo de Copáiba. No 3° dia já começei a tossir com secreção e a expectorar um pouco e isso já deu uma leve aliviada na tosse. Ela disse pra eu tomar 10 gotas em menos de meio copo d'água 3x ao dia. Isso é correto? Ficaria muito agradecida e aliviada se você pudesse me responder. Meu e-mail é elizandra@elizandramuller.com.br.
Fico no aguardo e parabéns pelo blog.
Elizandra B. Muller
Blumenau-SC

Elizandra Bozio Muller disse...

Olá Thaiza! Parens pelo blog.
Há +/- 7 anos venho sofrendo de uma tosse contínua e seca. Já consultei vários especialistas e já fiz diversos exames, mas ninguém consegue descubrir a causa e nem a cura. Semana passada fui numa iridóloga e ela me disse que eo meu problema era muita mucosa presa, por isso me indicou o óleo de copaiba. De fato no 3° dia já começei a tossir com secreção e expectorar um pouco e isso já deu um leve alivio na tosse, mas sinto que tenho muita muco pra colocar pra fora. Ela disse pra eu tomar 10 gotas em menos de meio copo d' água 3x por dia. Isso está correto? Vai muito tempom de tratamento pra que eu consiga eliminar todo muco que incomoda?
Meu email é elizandra@elizandramuller.com.br. Se você puder me responder ficaria muito grata e aliviada.
Mas uma vez obrigada e parabéns pelo blog.
Elizandra B. Muller
Blumenau - SC

Amor e Proteçao disse...

Alexandra
eu conheço o oléo de copaiba desde criança , pois na época era meio dificil e meu pai trazia do Parà , gente usava pra tudo pois ele serve pra tudo, mais agora em Teresina encontramos em farmacias em mercados e tambem podemos comprar outros produtos em farmacias de manipulaçao como o creme vaginal de copaiba que eu ja ouvi o depoimento de uma senhora que tinha uma ferida no utero e que sarou com o creme de copaiba , e tambem capsulas , ovulos , oleo e outos , como a naturesa é maravilhosa , esse oléo é realmente milagroso eu tenho a forte imprenssao que ele pode curar doenças ainda mais graves so basta os cientista e quimicos acreditarem mais nesse produto maravilhoso .

Julia lana disse...

Boa noite, Thaisa!
tenho duas filhas, uma de 19 e a outra de 5....a mais velha já passou em varios dermatologistas e não conseguiu eliminar suas espinhas.....a de 5 anos tem um probema de sinusite e tambem não conseguimos solucionar com remedios convencionais....
Gostaria de saber se as duas podem usar o oleo de copaiba equal sua dosagem?

Márcio Gomes disse...

Olá Thaíza, tudo bem? Tive há alguns mêses Erisipela na perna direita e após isso, flebite na outra perna! Estou tomando Hamamélis e Ápis CH5 e estando em Porto Seguro, fiquei sabendo que o Óleo de Copaíba é um ótimo remédio para a cura do que descrevi acima. Comprei numa Farmácia o óleo de um fabricante chamado IDEAL e consta na caixa que devo usar o produto externamente. Posso tomar 3 gotas 3 vezes ao dia sem problemas? Aguardo seu retorno! Obrigado.

Anônimo disse...

Usei o óleo de copaíba para rinite e sinusite - 2 gotas em cada narina por 15 dias - já faz dois meses e até agora não tive nem rinite nem sinusite. COntinuo usando 2 gotas pelo menos 2 vezes por semana e fazendo uso do óleo via oral - 3 gotas após o café da manhã.

Realmente, como já havia lido, observei que estava sentindo mais fome do que o habitual. Pode ser o óleo?

Anônimo disse...

thaiza, gostaria de saber onde posso comprar a pomada de copaiba vaginal e o balsamo de copaiba e qual a dosagem e como pode ser aplicado

Anônimo disse...

taiza gostaria de saber se oleo da copaiba e eficaz no tratamento de faridas no utero
e micropolicisto e como devo usa-lo desde já agradeço..um abraço

Comunidade São Cristóvão disse...

ESTOU TRATANDO ESOFAGITE. QUERO SABER SE POSSO USAR O OLEO DE COPAIBA, E COMO SERIA ESTE USO...

Comunidade São Cristóvão disse...

ESTOU TRATANDO ESOFAGITE. OLEO DE COPAIBA É BOM PRA ISTO. GOSTARIA DE SABER COMO SE TOMA.

Thaiza Murray disse...

RESPOSTA À COMUNIDADE SÃO CRISTÓVÃO SOBRE ESOFAGITE:

A copaíba é um anti-inflamatório natural, com isso, acredito que possa ajudar no tratamento contra seu problema. Entretanto, você deve procurar ajuda de um especialista.

Para saber mais sobre a importância da copaíba, bem como como utilizar e seus benefícios, leia a matéria sobre Copaíba, do dia 10 de julho de 2010.

Obrigada por visitar o blog novOOlhar. Seja sempre bem-vindo! Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida que estiver ao meu alcance. Thaiza.

Thaiza Murray disse...

RESPOSTA À ANÔNIMA SOBRE FERIDAS NO ÚTERO E MICROPOLICISTICO.

Leia a resposta que dei à Comunidade São Cristóvão.

A copaíba é um anti-inflamatório natural, com isso, acredito que possa ajudar no tratamento contra seu problema. Entretanto, você deve procurar ajuda de um especialista, pois micorpolicistico, pode tratar de um problema maior. Procure um ginecologista.

Para saber mais sobre a importância da copaíba, bem como como utilizar e seus benefícios, leia a matéria sobre Copaíba, do dia 10 de julho de 2010.

Obrigada por visitar o blog novOOlhar. Seja sempre bem-vindo! Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida que estiver ao meu alcance. Thaiza.

Anônimo disse...

Ola tenho Herpes genital .
Este oleo seria um bom aliado ao tratamento?
Obrigado

Anônimo disse...

Ola o aoleo pode ser usado opara o tratamento de Herpes genital?
posso passalo diretamente sobre as erupçoes no penis?
obrigado.

Anônimo disse...

Olá a todos a copaiba é realmente um presente de DEUS. tive candidiase.por muito tempo e nao ficava bom, os antibioticos e pomadas convencionais só pioravam,estava desesperado,e como eu trabalho com indios na amazonia ,lá tem muita copaiba,e resolvi passar no local e tomar.resultado: Graças a DEUS q criou a copaiba estou curado.

Nadia disse...

O óleo de copaíba pode ser utilizado para tratamento de vitiligo?

Como ussar.

E quanto ao tabagismo, como utilizar.

Obrigado,

Nadia
nadiaschutz@yahoo.com.br

Thaiza Murray disse...

Olá Nadia,

Bom Dia!

Obrigada por entrar em contato e por visitar o blog Sempre um novOOlhar! Seja sempre bem-vinda e fique a vontade para enviar dúvidas e sugestões.

Em relação a sua pergunta, na há comprovado sobre a atuação do óleo de copaíba no tratamento de vitligo, no entanto, existe a planta chamada cipó-de-fogo, que utilizado seus ramos e flores juntamente com as folhas e raízes da mama-cadela, combatem o vitiligo.

Mas como todo medicamento natural, não existe comprovação científica, só quem usa que sabe que funciona.

Consulte o site: http://www.cantoverde.org/150plantas/c0001.htm#copaiba


Abraço.

Thaiza Murray disse...

Ação comprovada da Copaíba:

Estudos recentes comprovaram o potencial farmacológico do óleo de copaíba, com atividades como:

- anti-câncer (faltam testes em humanos);
- impede crescimento do trypanosoma cruzi, causador do mal de Chagas;
- antisséptico;
- cicatrizante;
- antiinflamatório;
- combate aos vírus HPV, causadores do câncer do colo do útero.

http://blog.multivegetal.com/oleo-de-copaiba-a-farmacia-natural-da-amazonia/

Anônimo disse...

Em caso de Herpes Genital como devo usar esse oleo?
Meu e-mail henrique_riq@hotmail.com
aguardo contato

Anônimo disse...

BOA NOITE THAIZA! FIZ UMA CIRURGIA DE RETIRADA DE EXCESSO DE PELE NO PÊNIS, NO ENTANTO MEU MÉDICO RECEITOU KOLLAGENASE 0,6 U/g E EM SEGUIDA DRENISON 0,125 MG/G MAS ANDA ESTOU ACHANDO QUE A CICATRIZ ESTÁ MUITO ALTA. SERÁ QUE EU PODERIA USAR O DRENISON OCLUSIVO? ESPERO SUA RESPOSTA.UM ABRAÇO.
EMAIL: carlosapfortunato@hotmail.com

Unknown disse...

Boa tarde, faço uso do oleo de copaiba a muitos anos, no momento sou gestante gostaria de saber se posso continuar com o uso externo nas espinhas e furunculos? Meu email é bruna_tempera@hotmail.com. Obrigada

Unknown disse...

Sou gestante e faço uso do oleo de copaiba a muitos anos, gostaria de saber se posso continuar usando o oleo nas espinhas e furunculos?

Anônimo disse...

Olá Thaiza, fui diagnosticada com herpes genital recentemente e quero saber como devo usar o oleo de copaiba pra auxiliar no tratamento e cicatrizar logo as feridas. Sei que nao tem cura, mas talvez possa me ajudar muito nessa crise dificil. Eu posso aplicar no local? E para ingerir, são quantas gotas e quantas vezes ao dia? Meu e mail é kelpires10@hotmail.com

fabricio disse...

oi thaiza... gostaria de saber sobre o óvulo de copaíba... é que quero faze um trabalho grande com vendas na minha região. obrigado.

fabricio disse...

fabriciovh1@hotmail.com

fabricio disse...

oi thaiza, gostaria de saber + sobre o óvulo de copaíba... é que quero fazer um trabalho grande na minha região. obrigado. fabriciovh1@hotmail.com

Unknown disse...

Danilo
Ja fiz 4 cirurgias em tendao calcaneo, pois está com Staphilococos Aureus, e fiz uso de varios antibioticos mas sem resultado.Recentemente fiz uma cirurgia e ainda estou com pontos gostaria de saber se é melhor tomar ou posso passar ainda com os pontos? e como tomar?
d87silva@gmail.com

Unknown disse...

Danilo
Ja fiz 4 cirurgias em tendao calcaneo, pois está com Staphilococos Aureus, e fiz uso de varios antibioticos mas sem resultado.Recentemente fiz uma cirurgia e ainda estou com pontos gostaria de saber se é melhor tomar ou posso passar ainda com os pontos? e como tomar?
d87silva@gmail.com

Emoções disse...

Olá, gostaria de saber se o oleo de copaiba ajuda no processo de engravidar?
e como usa-lo?
usei as capsulas apenas duas e tive diarreia.
mara.gis@hotmail.com

Unknown disse...

Por ser oleo faz mal se eu passar direto na espinha

Unknown disse...

Eu posso passar o oleo de copaiba direro nas espinhas, tenho medo porque e oleo

lucia maganini disse...

Sofria de sinusite crônica, todo ano antibiótico e mais antibiótico, e nem curava totalmente. Agora, depois de antibiótico, cheguei pedir luz pra Deus e cheguei no óleo de copaíba e está descendo tudo, até dores na coluna estão passando e muito mais. Eu e meu marido, maravilhados, abraços

Anônimo disse...

Ha cerca de 5 meses apod tomar a vacina contra a gripe, meu filho de 4 anos contraiu uma tosse q nao ha remedio q cura. Optei ppr ervas medicinais e na composicao esta o oleo de copaiba. Sera q agora meu filho sera curado? Meu email é: Erodianyk@yahoo.com.br

Thaiza Murray disse...

Bom dia, fiquei algum tempo sem responder as perguntas, mas agora estou de volta! Feliz 2015 para todos os meus leitores!!!

Quanto ao questionamento da espinha. Pode sim passar óleo de copaíba diretamente na espinha e furunculos. Sem problemas.

Outro questionamento, sobre o óleo de copaíba ser capaz de possbilitar engravidar. Desconheço tal afirmação. O óleo de copaíba é muito usado como um antinflamatório natural.

Outra: o óleo de copaíba pode ser colocado diretamente nos pontos a fim de auxiliar na cicatrização. eu mesma já utilizei. Outra dica é as folhas de algodão, tanto para tomar o chá quanto para colocar nos pontos.

BOA NOITE THAIZA! FIZ UMA CIRURGIA DE RETIRADA DE EXCESSO DE PELE NO PÊNIS, NO ENTANTO MEU MÉDICO RECEITOU KOLLAGENASE 0,6 U/g E EM SEGUIDA DRENISON 0,125 MG/G MAS ANDA ESTOU ACHANDO QUE A CICATRIZ ESTÁ MUITO ALTA. SERÁ QUE EU PODERIA USAR O DRENISON OCLUSIVO? ESPERO SUA RESPOSTA.UM ABRAÇO.
EMAIL: carlosapfortunato@hotmail.com

Caro leitor, não sou médica e nem farmacêutica, e sim, estudiosa dos remédios naturais. Não há como responder sua pergunta sobre um remédio de laboratório. Espero que esteja melhor. O óleo de copaíba poderia ter te axiliado,bem como a folha do algodão.

Anônimo disse...

No tratamento da candidise masculina ? Pode pingar no local e tomar ? É eficaz ?

Anônimo disse...

Oi tomei oleo de copaiba uma vez ao dia uma gota por uns quatro dias...enchi de espinhas minha pele era limpa agora ta puro espinha ta um horror nao sei se ta limpando nao sei se paro ou continuo me responde no e mail anapaula.lvs@gmail.com muito obrigada

Anônimo disse...

Será que posso aplicar o óleo na candidíase genital sem medo? Candidíase que não cura, de repetição

Unknown disse...

Pesquise em www.amazoniamataviva.com
Tem vários testemunhos de curas com os óleos de copaíba+ andiroba .
Pesquise sobre a auto hemoterapia, toda minha familia faz e estamos amando os resultados . inúmeras curas TB
So que médicos são contra pq não ganham 1 real com isso.

Unknown disse...

Óleo de Copaíba 100% Puro
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-679760156-oleo-de-copaiba-100-natural-100-puro-_JM

Unknown disse...

Ola thaiza eu estou tomando a capsula da copaíba,comecei a poucos dias.Mas me disseram que faz secar o utero, eu gostaria de saber se isso e verdade? Obrigado.

Anônimo disse...

Thaiza, bom dia,
gostaria de saber se o óleo de copaíba cura vermes, em especial o tal de oxiúros, li em outro site q a ingestão de 3 gotas podem matar estes vermes. Oque vc acha? E mail axeluciano@hotmail.com Obrigado

Unknown disse...

Boa tarde! gostaria de saber se o oleo de copaiba é mesmo eficaz no tratamento de calvice??

maria ribeiro de souza disse...

meu nome e maria ribeiro de souza freitas,gostari de saber se o oleo de copaiba e real
mente bom contra calvice???


Unknown disse...

Boa tarde! gostaria de saber se o oleo de copaiba é mesmo eficaz no tratamento de calvice??

Thaiza Murray disse...

Olá Maria Ribeiro, o óleo de copaíba é bem completo e serve para muitas questões de saúde, desde infecções, inflamações e outros diagnóstico. Quanto ao tratamento para calvice desconheço a eficácia. Alguns vendedores de óleo de copaíba afirmam ser bom e sendo aplicado diretamente no couro cabeludo. No entanto, eu não conheço ninguém que utilizou. Seria bom uma pesquisa mais aprofundada. Seja sempre bem-vinda ao blog novOOlhar!!!

Anônimo disse...

Oi Thaísa conhece algum caso que tenha usado para desobstrucao das trompas?
Obrigada

Anônimo disse...

Olá Michel óleo de copaiba. É muito bom mais n pode tomar muito se não enfraquece seus ossos somente tome 3 gotinhas por dia

Anônimo disse...

Olá Thaiza, há mais ou menos 2 meses e meio descobrir q estou com HPV na área genital (verruga), e gostaria de saber se o óleo de copaíba é realmente eficiente para o tratamento do vírus. Fiz a aplicação da ATA tanto na parte interna como externa, como posso proceder para um bom tratamento com esse óleo? Posso ingerir e tambem passar na parte interna e externa para prevencao???
Desde já agradeço.

disse...

Gostaria de saber se o óleo de copaíba é eficaz no tratamento de sífilis e como devo usar..
Obrigada

Thaiza Murray disse...

Olá para todos os leitores!

Não sou estudiosa do óleo de copaíba para afirmar a eficácia no tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, mas garanto que o verdadeiro óleo é um excelente anti-inflamatório. No entanto, como há algumas contra-indicações para o uso do óleo, é bom tomar cuidado. GRÁVIDAS não podem tomar o óleo de copaíba. Para usar o óleo é preciso iniciar com pequenas doses e suspender caso haja alguma hipersensibilidade. Comece tomando 3 gotas 1x ao dia, após um mês poderá tomar até 6 gotas. É importante que tenha confiança que você está comprando o óleo puro de copaíba. Procure lugares confiáveis! O óleo pode ser aplicado no local do problema, mas atenção: caso haja alguma reação adversa, suspensa o uso. Estou à disposição para mais dúvidas!

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU